sábado, 30 de agosto de 2008

Estudo: A Culpa não é da TV é de quem vê

Versículo Chave: Todas as cousas me são lícitas, mas nem todas convêm.Todas cousas são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (1Co6.12)
Leitura Bíblica Principal:
Provérbios 1: 7 - O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucosdesprezam a sabedoria e a instrução.
Salmo 112:1.2 - Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor,que em Seus mandamentos tem grande prazer.A sua semente será poderosa naterra; a geração dos retos será abençoada.
1 Tessalonicense 5:21.23 - Examinai tudo. Retende o bem.Abstende-vos detoda a aparência do mal. E o mesmo deus de paz o vos santifique em tudo; e todoo vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveispara vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Comentário: É comum ouvirmos críticas a televisão e suas programações inconvenientespara um lar cristão, mas o que devemos ter em mente é que a televisão,assim como outras mídias, denodadamente o rádio e a Internet, podem se constituirum enorme canal de benção e eficiência em evangelismo.Muitos não admitem o poder do controle remoto como forma seletiva de umaprogramação mais adequadas as nossas famílias cristãs. Lembrando-nos sempre de que a programação da televisão não pode nos afastarda Igreja e do exercício do nosso ministério. Mesmo os "cultos eletrônicos"não devem nos impedir da comunhão pessoal com os irmãos da denominação.
I) Cristãos não podem viver na ignorância.
Nós devemos ter a consciência de que vivemos no planeta Terra, local ondese tem apenas a certeza das lutas do dia-a-dia (At14:22) para se ter prosperidadee provisão. (Sl 112:3).O mundo globalizado é cada vez mais competitivo e o cristão não pode ficarparado no tempo. Devemos, sim, buscar o conhecimento utilizando todas asformas e tecnologia disponíveis em nosso tempo. Lembrando que se a mídiaexiste, e entre elas a televisão, é porque Deus assim o permitiu (Êx 35:31.35).Assim como a bíblia nos fala do joio no trigo (MT 13:25.26) também ocorrecom a televisão. É provável que, atualmente, caminhando para o final dostempos haja mais joio que trigo nas telas de TV. Por isso devemos retero que é salutar: programas como documentários históricos e sociais, jornalísticos,sobre biologia, saúde, cultura e localidades diferentes do planeta, commuitas esperando uma intervenção missionária.Programas cristãos são referênciaem engrandecimento espiritual, orientação e bênçãos. Um bom evangélico tem que ter estudo bíblico e cultural. É um cristão esclarecidoe por isso mais e melhor preparado para evangelizar dos vizinhos às nações.
II) "Todas as coisas são lícitas" (1Co 6:12)
A televisão é uma mídia eletrônica aberta, ou seja, você pode captar suaprogramação por uma simples antena receptora.Sendo assim existe uma grandehomogeneidade de assuntos, abordados em filmes, novelas e programas, queem sua maioria acaba distorcendo muitos ensinamentos bíblicos, podendogerar enganos e pecados.Com tudo isso no ar podendo nos contaminar, devemos lembrá-los:
A) A Terra encontrar-se no maligno (1Jo 5:19) e muito do que aconteceaqui não provem de Deus. E assim somos bombardeados diariamente com erotismo,violência, enganação religiosa, degradação social e familiar, etc.
B) Os profissionais na maioria das emissoras não conhecem a Palavra eAcham até natural muita coisa degradante que vai ao ar, não foram alcançadosE vivem nas trevas e na enganação. Eles normalmente não sabem o que fazem(Jr 5:4). Todos os irmãos que, como eu, não nasceram num lar evangélico entendembem o que falo. Eu me converti aos 42 anos de idade, e até então achavaque muito do que fazia era lícito, normal e prazeroso. Não media as conseqüênciasespirituais de estar entristecendo a Cristo. Fiquei no engano do mundopor longos 42 anos, até nascer de novo para a luz e o entendimento das coisasespirituais.
C) Eles fazem TV para o mundo em que vivem. Mostram a realidade cotidianada vida que conhecem. Devemos, sim, é ver nisso o tamanho do desafio eda nossa responsabilidade em levar a Palavra de Deus a toda criatura (Mc 16:15).
III) "Nem tudo convém" (1 Co 6:12)
Dentro do que nos é ofertado na programação televisiva devemos vigiar paranão cometermos erros contra a nossa vida espiritual com Deus. Tendo emvista esse fato nos ponderamos que normalmente a programação é mais apreciávelpela manhã e ao cair da tarde vai se tornando mais restritiva e a noitee até a madrugada torna-se proibitiva e pecaminosa:
1) Manhã: Programas basicamente na linha infantil, culinária, saúde e costumes sociais.
2)Tarde: Inicia-se uma fase de maior preocupação. Algumas emissoras exibemfilmes, muitos de cunho duvidoso para o horário em que crianças que estudampela manhã e donas de casa assistem. Alguns programas exploram o lado ruime negativo da sociedade, apresentam alguns jornalísticos realidade comfatos perniciosos para o horário que é exibido.
3) Noite: Basicamente jornalismo, novelas inconvenientes e outras de épocade cunho histórico, mas recheadas de cenas eróticas. Programas de auditórioem sua maioria perniciosa para o cristão, mas por outro lado esporadicamenteapresentam matérias culturais, informativas e interessantes. Apresentamfilmes em sua maioria violentos, mas algumas vezes alguns que podem engrandecerculturalmente.
4) Madrugada: Hora do cristão estar descansando. A programação não é recomendável.Programas com nítido apelo erótico, assuntos inconvenientes e que não nosagrega sabedoria e engrandecimento cristão. Mostram um jornalismo repetindoo que se passou durante o início da noite, só que com matérias mais violentas.
O poder do controle remoto
Poucos de nós se dão conta do poder que tem a opinião pública junto asdiretorias das emissoras e dos patrocinadores com relação a Opinião Publica ou comumentechamado Ibope. Você não é obrigado a ver um determinado programa ofensivoa sua vida cristã, para isso basta ter o poder do controle remoto e mudarde canal, mudar de programa, ou desligar a sua TV e ler um bom livro, a Bíbliapor exemplo.
Se você deixa de ver um determinado programa porque é inconveniente, deixade utilizar os produtos que você sabe anunciam naquele horário, se você manda e-mails para as direções das emissoras repudiando determinadas programações,e fala aos pesquisadores - quando perguntado - sua indignação com algumaprogramação, individualmente vai parecer inútil, mas ligado ao seu irmãode denominação, amigos de trabalho, parentes e vizinhos, isso vira umabola de neve e chega aos milhões.
Com isso, nós cristãos, vamos atingir a partemais doída das pessoas, o bolso.
Faça alguma coisa, dê sua opinião, critique. Você é livre para fazê-lo. Na verdade, eu exortaria aos irmãos a fazerem uma prática pouco usual hoje em dia: Desligar a TV por um período de pelo menos duas horas e com a família reunida na sala para realizar uma leitura bíblica. Estudo do texto lido, uma conversa franca e descontraída sobre o dia-a-dia da família, uma oração e o descansomerecido. Isso é o ideal.
IV A mídia como ferramenta da Obra
Assim como as demais mídias existentes, a televisão oferece as condiçõesde atingirmos os pontos mais distantes do planeta com uma velocidade cadavez mais surpreendente. Um fato ocorrido no Japão, instantaneamente emáudio e ou vídeo se torna conhecido no Brasil e em todo o mundo.
O aumento populacional tem sido respectivo com o crescimento de uma tecnologiacada vez mais eficiente na comunicação global. Isso também é positivo se pensarmos em termos de evangelismo. Podemos através da onda de TV colocarum culto na casa de milhões de pessoas evangélicas ou não, a maioria das TVs são de canal aberto.
A palavra nos revela que Felipe foi enviado por um anjo ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza. Foi encontrar o eunuco e esclareceu-lhe sobre aLeitura do profeta Isaías.
Ele, com a unção do Espírito, evangelizou e batizouo eunuco, fez a Obra do Senhor (At 8:26.40). Nos dias atuais, com tamanha tecnologia a nosso dispor, podemos repetir o feito do anjo a Felipe para levar a Palavraao Eunuco.
Com a Graça do Senhor nós já podemos com a própria Internete TV levar a Palavra de salvação a outras pessoas, assim como Felipe fez na sua época. Quantas almas você ganharia para Jesus hoje?
Posso citar o poder da mídia como veículo de penetração nos larescom o exemplo do Jornal Nacional, da Rede Globo, que é visto por aproximadamente 50 milhões de pessoas em vários países de três continentes. Há também o Rádio com freqüências de Ondas Curtas (OC ) que tem um alcance continental e com a nova tecnologia pode ser captado também pela computador através da Internetonde quer que haja uma conexão telefônica. Cito como exemplo a Rádio Voz Cristã (www.vozcrista.com/) que transmite em português para os vários países com este idioma, Portugal, Brasil, países africanos e asiáticos. Ou seja, são dois exemplos de comunicação com potencial de evangelismo que atingem tranqüilamente as regiões mais difíceis do mundo, inclusive a janela 10X40. Devemos utilizar todo o tipo de mídia disponível para evangelizar e chegar aos povos não alcançados (Sl 93:3).
Conclusão
Na verdade o progresso da mídia e, notadamente a televisão, pode ser um canal de bênçãos ou maldição na vida das pessoas. Depende da intenção e da buscados interesses de quem está no comando do controle remoto. A pessoa pode optar por um programa educativo, documentários sobre biologia, vida animal,sobre povos e nações. Ou degradar para o erotismo barato, violências cotidianase filmes sangrentos que em nada nos acrescentam. A escolha é sempre sua. Encerro esta lição com a segunda carta de Paulo aos Coríntios, no versículosete: Tendo pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza,tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temorde Deus. "
Leitura Diária: Seg.: A TV pode induzir a imoralidade - 1 CO 6:18.20 Ter.: Não se misturar com o que é mal - 2 CO 6:14.15 Qua.:Cuidado com a programação ruim - 2 CO11:3 Qui.: As leis de Deus nos dão base moral - DT 4:5.6 Sex.:Toda sabedoria vem de Deus - JO 12.13 Sáb.:A glória na santidade - 1CO 1:12

Nenhum comentário: