sábado, 30 de agosto de 2008

Estudo: Batalha Espiritual: Você está nela.

"Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes."Ef 6:12
Qualquer pessoa perguntada na rua se existe a luta entre o bem e o mal ? Se existe o lado bom e o ruim? Se existe luz e trevas? Ela, independente do credo religioso, vai dizer que sim.
O que certamente ela não sabe ou não admite, é que durante nossa vida a opção entre um dos lados nos faz combatentes nessa Batalha Espiritual que acontece desde a criação do homem. Como em qualquer conflito existem aqueles mais envolvidos e outros que são neutros, mas mesmo assim sofrem as conseqüências através de parentes e amigos dos resultados dessa luta invisível.
São aqueles que não tem uma religião, acreditam em Deus da boca pra fora, sem um compromisso com Ele ou Sua obra. São pessoas que acreditam em sorte e vão a qualquer tipo de culto religioso, alegando erroneamente, que "Deus está em todos eles". Na verdade esses ainda estão á margem da batalha.
A Bíblia nos diz sobre isso que "o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para eles são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Co 2:14). Com isso, muitos não entendem o que os evangélicos fazem, na maioria das vezes tentando salvar-lhes a alma.
Outros não são tão céticos, sabem da existência de Deus mas o buscam por caminhos diferentes e não tem um compromisso, um posicionamento firme na Batalha Espiritual. Neste lado do conflito podemos contar algumas seitas e religiões que perderam suas essências durante os séculos por interesses políticos e até econômicos. Com isso não promovem a libertação ou não tem uma tradição de luta contra o inimigo de Deus: Satanás.
Nesse caso podemos citar que boa parte deles não acredita na existência de Satanás, demônios, suas potestades e seus seguidores. E não fazem, também por isso, qualquer diferença na Batalha. O que no fundo acaba sendo favorável para o inimigo que não acreditem na sua existência, pois assim ele pode agir mais livremente no meio daqueles que o ignoram.
A Igreja Católica Apostólica Romana já foi mais ativa no início da sua história. Inicialmente com a Inquisição, que utilizada até politicamente condenou ao fogo muitos inocentes, inclusive evangélicos por discordarem da sua doutrina.
Acabada essa tenebrosa fase, partiu para exorcismo simples. Porém o exorcismo com todo um aparato que na verdade não existe biblicamente, como água benta, uso do crucifixo como amuleto,etc.
A Bíblia nos ensina que: "Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai."Mt 10:8. Simples assim, se estiver em comunhão constante com o Pai, em jejum e oração.
Nas trevas, já do lado oposto dessa Batalha, existem aquelas pessoas que buscam suas realizações utilizando-se do mal através de trabalhos de Vodu, Quimbanda, Magia Negra e Satanismo. Afetam maleficamente a vida de outras pessoas, notadamente aquelas "neutras" que citamos acima. É quando as mesmas são acometidas de muitos males físicos e espirituais. Elas estão sempre fragilizadas no meio dessa guerra invisível.
Existem, sim, os satanistas, os adoradores e discípulos de Satanás. E alguns estarão até lendo este estudo e percebendo que aos poucos Deus vai dando discernimento e libertação para os cativos da Terra, transformando em bênçãos a vida de oprimidos.
Atualmente a crença que faz combate mais sistemático contra as atividades demoníacas são as Evangélicas. Os católicos ainda agem muito timidamente nesse assunto. Os evangélicos tem feito uma grande diferença e, até por isso, são alvos de ataques de toda a espécie contra suas denominações ou mesmo seus membros, sem distinção de cargo.
Por sua forte atuação libertária tem se percebido um grande crescimento evangélico no Brasil.
A diferença entre os dois lados é grande: Enquanto cristãos evangélicos lutam de acordo com a Bíblia, com as armas anunciadas por Jesus: Jejum e Oração. "Não contra a carne e sangue, mas contra os principados e potestades". O outro lado, no entanto, se utiliza de todos os meios materiais e espirituais para destruir os soldados de Cristo, seja com agressões físicas, calúnias, fofocas, etc. E ainda assim, através do poder de Cristo que nos libertou na sua morte de Cruz, os irmãos vão expulsando os demônios e convertendo os cativos ao Evangelho e a Luz. Confirmando a vitória de Cristo no calvário. Somos mais que vencedores!
O inimigo luta contra todos os seres humanos, porque apesar de terem sidos salvos no sacrifício de Jesus, continuam presos a, no mínimo, ignorância espiritual e outros tantos nos laços e artimanhas satânicas através do livre arbítrio.
Por isso, os cristãos devem levar a Palavra de Boas Novas a todos os confins da Terra, para que possam libertar os oprimidos.
O inimigo tem dois tipos de exército: Os que atuam diretamente no satanismo e aqueles "simpatizantes" que são usados pelos demônios para atingir objetivos de contendas, desamor e destruição. De qualquer uma das maneiras de atuação, Satanás e seus demônios cobram um preço dos seus seguidores, normalmente acompanhado de dor e sofrimento.
Só que os seus seguidores entorpecidos por prazeres momentâneos, carnais, não desconfiam que estão sendo usados e acham que o sofrimento imposto a eles é culpa do abandono de Deus, dos outros, da sociedade como um todo.
Vão sendo enganados até o momento em que não sendo mais úteis nas maledicências, acabam descartados e temos vários exemplos de pessoas que por fazerem o mal estão nas cadeias ou nos cemitérios. Alguns deles falam em entrevistas que mataram ou maltrataram por ouvir a voz de "espíritos" e demônios, até como forma de tentar se safar das conseqüências judiciais, mas a grande maioria diz a verdade com relação a isso e cumpre a pena resignado. Vindo posteriormente a ser evangelizados na cadeia, adotam a Luz do Senhor como farol na mudança de vida e salvação.
Devemos nos lembrar também que Satanás é o pai da mentira e gerador de contendas, enquanto os cristãos vivem pela busca na verdade, justiça, paz e amor ao próximo.
Por esse proceder, existe transparência nas Igrejas e ,por causa disso, suas portas estão sempre abertas para os que a buscam no arrependimento, salvação e a remissão dos pecados.
O inimigo astuto também sabe disso e tem infiltrado nas denominações homens e mulheres a seu serviço para gerar contendas de irmãos contra irmãos, irmãos contra Pastor. São pessoas que afetuosamente, em pele de cordeiro, atuam no coral, no grupo de louvor, na administração e até no púlpito.
Muitos devem estar se perguntando: Como pode o inimigo atuar dentro da Igreja? Na verdade a Igreja somos nós, individualmente, somos a Noiva de Jesus. Os templos - que também designamos Igrejas - são obras humanas que abrigam as denominações religiosas para onde nos dirigimos afim de congregarmos e buscarmos a Deus, recebendo respostas através do Espírito Santo de acordo com a obra e o comprometimento de cada um.
Numa denominação o Espírito Santo atua nas pessoas individualmente e não no coletivo. Tem gente que recebe muita unção durante os cultos e tem outros que não sentem absolutamente nada. Então o que faz a diferença não é o lugar e sim o relacionamento que cada um tem, individualmente, com o Senhor.
Podemos ter grande comunhão com o Pai no quarto de nossa casa, no monte e em outros lugares onde houver oração e fé! Temos exemplo bíblico disso: "E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." Mt 6:5.6E
Por ser uma experiência individual que atinge a maioria do coletivo dos irmão numa denominaçõa, mas também entra no templo material o inimigo, o mesmo trabalha infiltrado nas denominações. Gerando a discórdia através de fofocas e outras formas de contendas.
Quantas denominações já não fecharam suas portas por fofocas, contendas, mentiras e pecados?Devemos, por tanto, estar sempre em comunhão pura e sincera com o Senhor, jejuando, vigiando e orando continuamente. Pedindo ao Pai discernimento para ver o que está oculto, pedindo livramento das setas e armadilhas do inimigo.
É provável que muito do que vai lhe ser mostrado causará decepção, mas cabe lembrar que nossa batalha não deve ser contra a pessoa, seja ela quem for e nem que cargo ocupe na hierarquia doutrinária.
Existem casos onde o desapontamento é tão grande que o irmão acaba se desviando. Um verdadeiro perigo: "Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: A bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu hoje vos ordeno; porém a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que eu hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que nunca conhecestes." Dt 11:26.27
Vindo a se revoltar ou renegar a Cristo, o irmão passa a ser presa fácil para o inimigo e seus seguidores: "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar". 1Pe 5:8.
Quando o cristão sai da batalha espiritual, muitas vezes ferido e amargurado, impulsionado por outros "irmãos", doutrinas ou dirigentes, torna-se um presa fácil voltando para vida que levava antes, dos vícios, etc. O sofrimento é maior porque ele volta a ser escravo do pecado e de Satanás, que o aguarda furioso pelas almas que certamente salvou antes de cair. E sendo assim, o sofrimento é bem maior.
E Deus, onde fica? Podem estar pensando alguns. Quando um irmão(ã) desvia dos caminhos do Senhor, ele usou do livre arbítrio, foi uma escolha pessoal e Deus não vai interferir. Pois Ele não invade a nossa vida, você é que tem de permitir a presença Dele em você:" Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo".Ap 3:20
Se alguns de nós tivermos conhecimento de irmãos que por um motivo ou outro estejam fora dos caminhos do Senhor, devemos buscar resgatá-lo, ampará-lo com carinho e compreensão. Devemos abrir-lhe a porta para que possa se arrepender e pedir perdão a Deus por suas atitudes. A reconciliação, primordialmente tem que ser com Deus.
Os homens falham e devem ser perdoados também para que não haja mágoas, apesar do afastamento que sempre acontece. "Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam."Sl.86:5.
Em resumo: A Batalha Espiritual está acontecendo e acontecendo, agora, nas nossas vidas de uma forma ou de outra. A pergunta é: de que lado você vai estar? A maioria das pessoas que buscam a Deus em Verdade, são felizes e vivem sob a proteção divina de anjos que as guardam de todo o mal.
A certeza da nossa vitória é apresentada por toda a Bíblia, porém duas passagens deixo de referência aos irmãos:"Ninguém vos poderá resistir; o Senhor vosso Deus porá o medo e o terror de vós sobre toda a terra que pisardes, assim como vos disse".Dt 11.25 e ainda "Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente." Sl 91:13.Digo para sua reflexão que realmente aceite Jesus como Senhor e Salvador da sua vida!
Não esconda de você mesmo as iniqüidades, pois do Pai elas não estão escondidas. Mesmo você que é, ou pensa que é verdadeiro cristão, evangélico, mas ainda não tem a convicção disso. Saia da dúvida e venha para Luz Divina do Deus que tudo pode:"Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança" Sl.37:3 e ainda "Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança." Sl.4:8. "Pois que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome.Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livra-lo-ei, e o honrarei.Com lonjura de dias farta-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação." Sl 91:14.16

Nenhum comentário: